Como acabar com a caspa? #AgostoComANanda 28

Olá gente, tudo bem por aí? :D Esses dias eu estava no banho lavando meu cabelo e do nada brotou na minha cabeça a ideia de fazer esse post. Eu não costumo ter caspa, mas quando chega o inverno, ela pega carona junto, e por isso hoje vou explicar pra vocês o que é a tal caspa e como tratá-la. Vem comigo! ♥

shutterstock_117647017

O que é caspa ?

A caspa pode ser definida como um processo de descamação da pele do couro cabeludo. “É um problema muito comum especialmente no inverno, pois nada mais é do que uma proteção do nosso organismo para ‘aguentar o frio’… As glândulas produzem uma secreção que, por sua vez, queima a pele, descamando-a e formando aquela casquinha de pele morta”. Pode também haver vermelhidão e e coceira no lugar. Ela é resultado do excesso do trabalho das glândulas sebáceas no couro cabeludo e pode aparecer por predisposição genética. O excesso de oleosidade no couro cabeludo é a principal causa.

Como tratar a caspa?

1. Shampoo anticaspa
O uso de xampus para combater a caspa deve ser a primeira medida tomada. Eles contém substâncias que tentam regular a atividade das glândulas e remover esse excesso de células.

asa

2. Loções
Pode também ser necessário o uso de loções à base de corticoides, que possuem efeito anti-inflamatório, quando só o xampu não apresenta resultados.

3. Banho de sol
O sol também é um aliado no combate à caspa. O banho de sol (com proteção adequada no restante da pele) é recomendado, pois tem importante ação anti-inflamatória e ajuda a diminuir as atividades das glândulas sebáceas.

4. Antifúngicos
Certas vezes, são recomendados antifúngicos no tratamento da caspa, como, por exemplo, Ketoconazol. “Isso porque as condições no couro cabeludo que fazem surgir a caspa são propícias para o acúmulo de fungos – ou seja, eles acham ali condições para se proliferarem”.

5. Fotobiomodulação
Esta é uma outra alternativa de tratamento que consiste na aplicação de laser com ação anti-inflamatória, à base de Iodo, que vai ajudar a regular as atividades das glândulas sebáceas, melhorando o quadro de caspas.

6. Tratamento interno
Em casos mais “graves”, pode ser necessário o uso de injeções de corticoides.

7. Isotretinoína
Em casos de caspa crônica, pode ser necessário o uso de Isotretinoína (Roacutuan) via oral, que regula de maneira definitiva a glândula sebácea.

Vale ressaltar que a melhor maneira de tratar a caspa só poderá ser indicada por um dermatologista, levando em conta as particularidades de cada caso. (Tratamentos recomendados pela dermatologista Ligia Kogos).

*Achei duas receitas na internet que “prometem acabar com a caspa”. Já que o inverno está passando e consegui controlar muito bem a caspa, eu não testei. Mas se quiser, tem uma de Vinagre para caspa e outra de uma Receita de Chá de tomilho.

Como evitar a caspa?

  • Evitar banhos com água muito quente, pois ela estimula a oleosidade da raiz dos cabelos;
  • Seguir uma boa alimentação, evitando o excesso de alimentos gordurosos, frituras, açúcares e carboidratos refinados.
  • Evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica.
  • Praticar exercício físico também pode ajudar a combater a caspa.
  • Evitar o sedentarismo e, também, não trocar a noite pelo dia (o estresse e cansaço pode estimular o aparecimento da caspa).
  • Evitar dormir com os cabelos molhados ou úmidos;

Bom gente, eu uso apenas um shampoo anticaspa (apenas durante o inverno), da marca Clear. Eles tem uma linha especializada só em produtos anticaspa, e o meu é o Alívio da Coceira.

aa[

Fiquei usando por apenas uma semana e já vi um ótimo resultado! Como não tenho muita caspa, ele super deu certo. Ele limpa direitinho o couro cabeludo, não resseca e nem deixa os fios opacos. Na minha opinião, ele diminui sim as caspas, e em momento nenhum me deu coceira. :D

Mas então é isso meninas, espero que tenham gostado do post de hoje e me contem aqui em baixo se vocês também sofrem disso no inverno e o que fazem para combater?
big beijo

Anúncios

2 comentários sobre “Como acabar com a caspa? #AgostoComANanda 28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s